Todas as profissões exigem aperfeiçoamento e dedicação, no entanto, a publicidade está sendo banalizada cada vez mais. O pior: pela sua própria categoria. São colegas fazendo layouts freelancer por valores totalmente fora de mercado, desmerecendo a sua própria arte e técnica. Uma vez que um cliente paga por um trabalho cinquenta reais, nunca aceitará pagar duzentos pelo “mesmo” no futuro. Certo? Será que isso tudo é pela profissão não ter registro? Acredito que não. Claro que deveria ter, mas a consciência precisa ser de cada indivíduo.
Essa cultura de desmerecimento está fazendo inclusive com que as agências não selecionem os profissionais pela qualidade no que têm de melhor, seja direção de arte, planejamento ou mídia, por exemplo. Como assim? Você vai entender melhor quando ver o anúncio abaixo no site Adonline, informando a existência de uma vaga em uma agência na capital gaúcha onde o profissional precisa ser arte final e administrativo:
Zoom:
Peraí, meu camarada. Tudo bem que não precisa-se ser bitolado e saber de uma área só. Tanto diretor de arte que entende muito de redação, e por aí vai; mas querer um bom layout do administrativo? Você não deverá estranhar, se em um domingo qualquer ver um anúncio de emprego na Zero Hora onde nos pré-requisitos o cidadão precisa saber fazer habeas corpus e restauração dentária.